sexta-feira, 26 de junho de 2015

dall de ervilhas e espinafre com pão chapati

Falando em apimentar o cardápio e aproveitando a temporada de inverno, hoje venho trazer uma receita de dall que eu adoro. Dall é um ensopado indiano, que leva leguminosas, folhas e muitos condimentos, geralmente servido com um pão como o chapati ou outro pão indiano. Trata-se de um ensopado bem condimentado e levemente apimentado (ou muito se você preferir). No inverno, é ótimo pra aquecer, muito aconchegante e saboroso. Vamos à receita?

Ingredientes:

-1 colher de sobremesa de manteiga clarificada
-1 cebola grande em cubos
-3 dentes de alho picados
-2 tomates concassé (tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos)
-2 batatas médias descascadas em cubos
-6 pimentas cambuci cortadas em cubos
-1 maço de espinafre (destacar somente as folhas)
-1/2 xícara de ervilhas secas partidas ou 1 xícara de ervilhas frescas congeladas (se for usar a seca, deixe de molho por no mínimo 1 hora)
-coentro a gosto
-1 colher de sobremesa de curry
-sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

O processo é super simples. Coloque a manteiga na panela, sue a cebola e o alho rapidamente, acrescente os demais ingredientes (menos o sal e a pimenta) e em seguida coloque água até cobrir. Deixe cozinhar até que forme um caldo cremoso mas com alguns pedaços. Coloque o sal e a pimenta no final.




  
Para fazer o chapati:

-1 xícara de chá de farinha
-1 pitada de sal
-1 colher de sopa de azeite
-1/4 de xícara de água

Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Sove e corte em quatro partes, com elas, faça quatro bolinhas. Abra com o rolo e leve ao fogo em uma frigideira ou panquequeira ou chapa bem aquecida. Depois de "assar" dos dois lados, coloque direto na boca do fogão pra ele formar uma bolha de ar e estufar.

Também fica ótimo com chutneys como esse da foto que foi feito com pimenta cambuci e tangerinas.

Bom friozinho!

Um comentário:

  1. Olá minha querida amiga Karina, gostei muito, muito do seu blog. Achei interessante o Dall de ervilha. Desejo-lhe muita sorte e sucesso em sua vida gastronômica.
    Grande abraço, Karyttus.

    ResponderExcluir