sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

fundo de legumes

Assim como o fundo de peixe, ele é base pra várias receitas. Inclusive, o fundo de legumes é o mais versátil de todos e base pra vários risotos, que são nosso objetivo aqui, já que o próximo post será sobre risotos. 

Veja só como é fácil fazer e, caso ainda não tenha abolido o "caldo de legumes" industrializado (aquele cubinho horroroso que devia ser abolido da face da terra), faça esta receita e me conte. O aroma e sabor são deliciosos, é fácil de fazer e suas comidinhas ficarão ainda mais saborosas. 

Ingredientes:

- 100 g de cebola, 50 g de cenoura, 50 g de salsão (essa combinação se chama Mirepoix e é considerada um aromático usado em vários fundos)
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 a 2,5 litros de água fria 
- 1 bouquet garni - faça um bouquet com folha de louro, ramos de salsa, alho poró, tomilho e salsão e amarre com barbante

Numa panela funda, sue a cebola, o salsão, o alho poró com o azeite. Acrescente a água e o bouquet garni. Leve ao fogo.
Como sempre me esqueço de comprar o barbante, eu não amarrei o meu bouquet, simplesmente coloquei as ervas direto na panela. Mas isso não é problema, já que você irá coar tudo no final. 
Deixe ferver por 30 a 40 minutos em fogo muito baixo, de modo que forme apenas leve ondulação na superfície da água. Coe e utilize ou congele em porções.
Utilize em risotos, sopas, ensopados, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário